identificarme


Click aquí para registrarte
¿Olvidaste tu clave?

Bariloche, jueves 21, noviembre 2024
   │  » Ver pronóstico

Datos del Anunciante

Congreso Patagónico de Educación Física y Formación Docente

Tel: 00 54 2944-428505 int. 406 / 410
http://www.congresoefb ...



Congreso Patagónico de Educación Física y Formación Docente

Seminario de Posgrado

Seminario de Posgrado





UNIVERSIDAD NACIONAL DEL COMAHUE
CENTRO REGIONAL UNIVERSITARIO BARILOCHE
Seminario de posgrado

"POLÍTICAS DE EDUCACIÓN FÍSICA, DEPORTE Y TIEMPO LIBRE EN AMERICA LATINA: UNA MIRADA DESDE BRASIL"

Dr. Lino Castellani Filho
Universidade Estadual de Campinas- Faculdade de Educação Física


Destinado a estudiantes de la Especialización “Enseñanza e Investigación en Educación Física”, estudiantes de la Maestría “Enseñanza e Investigación en Educación Física, Lic. y Prof. en Educación Física y carreras afines.


El seminario propone problematizar las cuestiones pertinentes a la Política de la Educación Física, del Deporte y del Tiempo Libre en la escena latinoamericana, a la luz del materialismo histórico y dialéctico, desde una mirada de un lugar llamado Brasil. Se presenta un estudio de su inserción en el campo de acción no gubernamentales y gubernamentales.

A partir de la construcción de la comprensión de las políticas sociales - centrándose en la comprensión de la construcción histórica del Estado en las sociedades dependientes y la forma de su inserción en el contexto global- se buscará desarrollar reflexiones e ideas sobre la educación física (difusora de conocimiento/disciplina de enseñanza), los deportes (práctica social) y el tiempo libre (espacio y tiempo presentes em el tiempo libre de trabajo) desde la perspectiva latinoamericana.


FUNDAMENTAÇÃO

É tese aceita entre os estudiosos das políticas públicas a compreensão de que toda e qualquer área governamental, na busca da interlocução com a sociedade civil, deve ter como princípio básico orientador da ação de governo o projeto histórico definidor de um determinado ordenamento societário, fundamental para a definição do arcabouço teórico sustentador de suas iniciativas. Assim, a política esportiva latino americana deve ser entendida como o elemento de referência demarcatória da forma como o esporte e o lazer estarão traduzindo os compromissos dos governos para com a minimização – quando não eliminação – das condições determinantes do quadro de injustiça, exclusão e vulnerabilidade social que engloba significativas parcelas da sua população.

Para isso, é reconhecida tanto a necessidade de pautar a elaboração e execução das políticas sob responsabilidade dos governos latinoamericanos na lógica da gestão democrática, quanto à de reforçar as possibilidades da presença, na agenda popular, de item voltado para as reivindicações por políticas públicas de esporte e lazer, condição essencial para a legitimação da ação de governo no enfrentamento das questões relacionadas aos ordenamentos legais, administrativos e de estrutura de poder existentes no universo esportivo das distintas nações sul americanas.
Não há dúvidas de que é na dimensão democrática que ocorre a síntese da política que aponta para uma sulamérica de todos, já que o combate às desigualdades econômicas e sociais é entendido como condição necessária para que seja garantido, a todos, o status de cidadãos, homens e mulheres realmente iguais perante o Estado. A transparência do setor público com controle da sociedade, a descentralização, o planejamento participativo e gestão pública orientada para o cidadão e para as minorias, integram as diretrizes do direito ao Esporte e ao
Lazer, apontando para a presença de Governos voltados para o atendimento das necessidades do conjunto dos cidadãos, em especial dos setores socialmente marginalizados.
Assim,
# Democratizar e universalizar o acesso ao esporte e ao lazer – em todas as suas dimensões – através da implantação de políticas públicas promotoras de inclusão, direcionadas prioritariamente às populações em situação de vulnerabilidade social;
# Promover o desenvolvimento do esporte e do lazer na sua dimensão científica e tecnológica, através do fomento à produção e difusão do conhecimento e da definição e implementação de uma política de informação e documentação esportiva;
# Descentralizar a gestão das políticas públicas de esporte e de lazer, valorizando a participação das três esferas de governo e da sociedade civil, criando mecanismos e instâncias que garantam transparência administrativa e controle social das ações governamentais;
# Implementar políticas públicas do esporte e do lazer que colaborem no fomento a geração de emprego e renda e promovam o desenvolvimento econômico do país;
# Fomentar a prática do esporte educacional e de identidade cultural, com o objetivo de estimular o desenvolvimento físico, intelectual e social de crianças e jovens, além de difundir valores que contribuam para a formação da cidadania,

São metas a serem buscadas pelos países de nossa América do sul, neste momento em que, sob a égide da democracia, investe-se na construção de um modelo de desenvolvimento sustentável sulamericano.


DA DINÂMICA A SER OBSERVADA NO DESENROLAR DO MÓDULO

Os temas constitutivos do módulo serão agrupados em blocos, a saber:
• A América do Sul em tempos de Globalização
• A compreensão conceitual dos termos centrais do Trabalho;
• Gestão da Política Educacional e Educação Física;
• Gestão da Política Esportiva;
• Gestão da Política de Lazer.
A ênfase maior em um ou outro bloco se dará a partir da identificação do perfil dos alunos e de seus interesses centrais.
DO PROCESSO AVALIATIVO

A Avaliação do Processo Ensino-aprendizagem levará em conta:
a) Participação dos alunos nas atividades programadas em sala de aula;
b) Elaboração de trabalho de conclusão de módulo abordando um tema de preferência do aluno – por ele escolhido - tratado em sala de aula, o qual deverá ser entregue uma semana após o encerramento do módulo. Será considerado aprovado o aluno que obtiver o conceito mínimo exigido pelo Curso.


Referências Bibliográficas:
OBS; O caráter extenso das referências bibliográficas possui mais o sentido de difundir e viabilizar o contato com parte dos referenciais teóricos adotados no Brasil do que a intenção de lidar com todos eles no módulo a ser ministrado.

BORON, Atílio A. Estado, Capitalismo e Democracia na América Latina. 2ª Edição. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2002.
BRACHT, Valter; e CRISORIO, Ricardo (orgs). A Educação Física no Brasil e na Argentina: Identidade, Desafios e Perspectivas. Campinas: Autores Associados, 2003.
BRASIL. Política Nacional do Esporte. Brasília: Governo Federal, Ministério do Esporte, 2005.
BRUHNS, Heloisa Turini. A busca pela natureza: Turismo e Aventura. Barueri: Editora Manole, 2009.
CASTELLANI FILHO, Lino. Educação Física no Brasil: A História que não se conta. 17ª Edição (1ª edição: 1988). Campinas: Papirus Editora, 2010.
____________________. A Educação Física no Sistema Educacional Brasileiro: Percurso, paradoxos e perspectivas. Tese de Doutorado. Campinas: Unicamp, Faculdade de Educação, 1999.
______________________. Política Educacional e Educação Física. 3ª Edição. Campinas: Autores Associados, Coleção Polêmicas do Nosso Tempo, (60), 2010.
______________________. Gestão Pública e Política de Lazer: A formação de Agentes Sociais (org). Campinas: Autores Associados, 2007.
______________________. “Gestão municipal e política de lazer” In ISAYAMA, Helder; LINHALES, Meily Assbú (orgs). Sobre Lazer e políticas: Maneiras de ver, maneiras de fazer. Belo Horizonte: Editora da UFMG, pp. 119-135, 2006.
_________________. “O Estado Brasileiro e os Direitos Sociais: O Esporte”. In HÚNGARO, Edson Marcelo; DAMASCENO, Luciano Galvão; GARCIA, Carla Cristina (orgs). Estado, Políticas e Emancipação Humana: Lazer, Educação, Esporte e Saúde como Direitos Sociais. Santo André: Editora Alpharrabio, pp. 129–144, 2008.
_______________________. “Lazer, Cultura e Educação: Reflexões nada aleatórias sob a ótica da Educação Física”. In MASCARENHAS, Fernando; LAZZAROTTI FILHO, Ari (orgs). Lazer, Cultura e Educação: Contribuições ao debate contemporâneo. Goiânia: Editora UFG, PP. 11–30, 2010.
CASTELLANI FILHO, Lino; VERONEZ, Luiz Fernando Camargo; LIÁO JÚNIOR, Roberto. “O Esporte Recreativo, o Lazer, a Ciência & Tecnologia no âmbito da Política Nacional do Esporte no 1º Governo LULA (2003/2006)”. In HÚNGARO, Edson Marcelo; LINO DE SOUSA, Wilson Luiz (orgs). Cultura, Educação, Lazer e Esporte: Fundamentos, balanços e anotações críticas. Santo André: Alfarrábio, pp. 63–92, 2008.
CACHORRO, Gabriel, et al. Educación Física: Cultura Escolar y Cultura Universitaria. La Plata: UNLP, 2009.
CARVALHO, Yara Maria; LINHALES, Meily Assbú (orgs). Política Científica e Produção de Conhecimento em Educação Física. Goiânia: Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, 2007.
CHAUI, Marilena. “Introdução”. In LAFARGUE, Paul. O Direito à Preguiça. São Paulo: Editora Hucitec/Unesp, pp. 09–56, 1999.
CRISORIO, Ricardo; e GILES, Marcelo (orgs). Educación física: Estudios Críticos de Educación Física. La Plata: Ediciones Al Margen, Colección Textos Básicos, 2009.
DIAS, Cléber Augusto Gonçalves. Urbanidades da Natureza: O montanhismo, o surfe e as novas configurações do esporte no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Apicuri, 2008.
GALEANO, Eduardo. As Veias Abertas da América Latina. 40ª Edição. Rio de Janeiro. Editora Paz e Terra, 2001.
HÚNGARO, Edson Marcelo; DAMASCENO, Luciano Galvão; GARCIA, Carla Cristina (orgs). Estado, Políticas e Emancipação Humana: Lazer, Educação, Esporte e Saúde como Direitos Sociais. Santo André: Alfarrábio, 2008.
IANNI, Octavio. A formação do Estado populista na América Latina. 2ª Edição. São Paulo: Editora Ática, 1989.
LAVOURA, Tiago Nicola. Canoagem: Interfaces com o Lazer, o Esporte e a Educação. Governador Valadares: Editora Univale, 2008.
LINHALES, Meily Assbú. A Trajetória Política do Esporte no Brasil: Interesses envolvidos, setores excluídos. Belo Horizonte: UFMG, Faculdade de Ciências Políticas, Dissertação de Mestrado, 1996.
LUCHIARI, Maria Tereza; BRUHNS, Heloisa Turini; SERRANO, Célia (orgs.). Patrimônio, Natureza e Cultura. Campinas: Papirus editora, 2007.
MARINHO, Alcyane; BRUHNS, Heloisa Turini (orgs.). Turismo, Lazer e Natureza. Barueri: Editora Manole, 2003.
____________________________________________. Viagens, Lazer e Esporte: O espaço da Natureza. Barueri: Editora Manole, 2003.
MARTINS, Carlos Eduardo; e VALENCIA, Adrian Sotelo (orgs). A América Latina e os Desafios da Globalização. Rio de Janeiro: Editora Puc/Rio e São Paulo: Boitempo Editorial, 2009.
MATIELLO JÚNIOR, Edgard; CAPELA, Paulo; BREILH, Jaime (orgs). Ensaios Alternativos Latino-Americanos de Educação Física, Esportes e Saúde. Florianópolis: Copiart, 2010.
MATUS, Carlos. Política, Planificacion y Gobierno. Caracas: Fundação ATADIR, 1987.
MEDINA, Juan Abal (org). Participación y Control Ciudadanos: El funcionamiento de los mecanismos institucionales electorales y societales de accountability en la Argentina. Buenos Aires: Prometeo libros, 2009.
MOROSINI, Marília Costa (org). Políticas e Ações Universitárias. Campinas: Autores Associados; Porto Alegre: Editora da UFRGS, 1998.
PADILHA, Valquíria (org). Dialética do Lazer. São Paulo: Cortez Editora, 2006.
ROJAS, Carlos Antonio Aguirre. América Latina: História e presente. Campinas: Papirus, 2004.
RON, Osvaldo et al. “La enseñanza de los deportes en las instituciones deportivas en la infancia y en la juventud. Criterios, principios y lógicas que la estructuran”. In Revista Educación Física: experiencias e investigaciones. Bariloche: Departamento de Educación Física, CRUB-UNCo, ISSN 1852-9372 (www.revista.efei.com), pp. 1-17, 2009.
RON, Osvaldo et al. “Educación Física y deportes: las instituciones deportivas y sus actores”. In Revista Educación Física y Ciencia, Sección Investigación, Año 8. La Plata: Departamento de Educación Física de FHCE-UNLP, pp. 139-151, 2006.
ROZENGARDT, Rodolfo. Apuntes de Historia para profesores de Educación Física. Buenos Aires: Miño y Dávila editores, 2006.
SANDER, Benno. Gestão da Educação na América Latina: Construção e Reconstrução do Conhecimento. Campinas: Autores Associados, 1995.
SOARES, Laura Tavares Ribeiro. Ajuste neoliberal e desajuste social na América Latina. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2000.
SERRANO, Célia; BRUHNS, Heloisa Turíni (orgs). Viagens à Natureza: Turismo, Cultura e Ambiente. 4ª Edição. Campinas: Papirus editora, Coleção Turismo, 1997.
SERRANO, Célia; BRUHNS, Heloisa Turini; LUCHIARI, Maria Tereza (orgs.). Olhares contemporâneos sobre o Turismo. 3ª Edição. Campinas: Papirus editora, Coleção Turismo, 2000.
TAVOSNANSKA, Pedro Hugo (org). Democratización Del Deporte, La Educación Física y la Recreación. Buenos Aires: Foro Mercosur Latinoamericano Del Deporte, la Educación Física y la Recreación, Editorial Biotecnológica, 2009.
WARDE, Mirian Jorge (org.). O Banco Mundial e as Políticas Educacionais. São Paulo: Editora Cortez, 1996.


LINO CASTELLANI FILHO

Coordinador local del Curso: Mg. Dora Vai

Cronograma:
14 de octubre de 17 a 21 hs Aula 8
15 de octubre de 9 a 18 hs Aula Mayor
16 de octubre de 9 a 18 hs Aula Mayor

Aranceles:
Profesores y Graduados del CRUB:$ 200
Profesores y Licenciados en Eduación Física y carreras afines de otras instituciones: $250

SÚMULA CURRICULAR (CV)

Nome: Lino Castellani Filho
Data de Nascimento: 07 de Dezembro de 1951
Nacionalidade: Brasileira
Documentos: RG: 5.079.960-5 / SSP-SP
CPF: 531.812.718 – 53
Passaporte: C X 459810 – Brasil

Endereço Profissional: Universidade Estadual de Campinas - Unicamp
Faculdade de Educação Física - FEF
Caixa Postal 6134
Campinas - SP
CEP: 13083-970
TELs: (19) 35216600 – 35216622 – 81242413 (cel.)

Endereço Residencial: Condomínio Village Des Lions
Rua Território do Acre, 1222 – Casa 12
CEP: 13420-585 - Piracicaba – SP
TEL: (19) 33025625

Endereço Eletrônico: Particular: lino.castellani@uol.com.br
Institucional: lino@fef.unicamp.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9594368005634895
Formação Acadêmica:

Doutor em Educação – Administração e Supervisão Educacional – Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, Unicamp, (1999);

Mestre em Educação – Filosofia e História da Educação – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, (1988);

Especializado em Relações Internacionais e Desenvolvimento Social – Universidad de la Habana / Facultad Latino Americana de Ciências Sociales – FLACSO/UNESCO. Havana, Cuba, (1988);

Graduado em Educação Física – Escola Superior de Educação Física da Universidade de São Paulo, USP, (1974).

Principais Publicações:

Autor do livro: Educação Física no Brasil: a História que não se conta. 17ª Edição. Campinas, Papirus, 2010 (ISBN 85-308-0021-4).

Autor do livro: Política Educacional e Educação Física. 2º Edição. Campinas, Autores Associados, 2002 (ISBN 85-85701-60-9).

Autor do livro: Diretrizes Gerais para o Ensino de 2º Grau – Núcleo comum – Educação Física – Projeto MEC-PUC/SP. Brasília, Editora MEC, 1988.

Co-autor do livro: Metodologia do Ensino de Educação Física. 2ª Edição Revista. São Paulo, Editora Cortez, 2009 (ISBN 978-85-249-1541-3). (1ª Edição: 1992 - 14ª reimpressão: 2009).

Co-autor do livro: Os jogos de Minha Escola. Campinas, Autores Associados, 2009 (ISBN 978-85-7496-238-2).

Organizador do livro: Gestão Pública e Política de Lazer: A formação de Agentes sociais. Campinas, Autores Associados, 2007 (ISBN 978-85-7496-203-0).

Autor do capítulo de livro: “Manuel Sérgio: Uma lembrança que não esquece”. In Sousa, José Antunes De (org.). Motrisofia – Homenagem a Manuel Sérgio. Lisboa, Editora Instituto Piaget, Coleção Epistemologia e Sociedade, 2007, pp. 149 – 155.

Autor do capítulo de livro: “O Projeto Social Esporte e Lazer da Cidade: Da elaboração conceitual à sua implementação”. In Castellani Filho, Lino (org.). Gestão Pública e Política de Lazer: A formação de Agentes sociais. Campinas, Autores Associados, 2007, ISBN 978-85-7496-203-0, pp. 1 - 15.

Autor do capítulo de livro: “CBCE: Partilhando história” In Carvalho, Yara Maria e Linhales, Meily Assbú (orgs.). Política Científica e Produção de Conhecimento em Educação Física. Goiânia, Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, 2007, ISBN 978-85-8896810-3, pp. 107 – 137.

Autor do capítulo de livro: “Gestão Municipal e Política de Lazer”. In Linhales, Meily Assbú; e Isayama, Helder (orgs.). Sobre Lazer e Política: Maneiras de ver, maneiras de fazer. Belo Horizonte: UFMG, 2006, ISBN 85-7041-549-4 / 978-85-7041-549-3, pp. 119-135.

Autor do capítulo de Livro: “As práticas corporais e seu processo de re-significação”. In Damiani, Iara Regina; e Silva, Ana Márcia (orgs.). Práticas Corporais: Gênese de um Movimento Investigativo em Educação Física. Florianópolis: Nauemblu Ciência e Arte, 2005, pp. 11-15.

Autor do capítulo de Livro: “Esporte e Lazer da Cidade”. In Turino, Célio. Recreio nas Férias: Uma experiência de Política Pública de Lazer e Educação. São Paulo: IMK Relações Públicas, 2004, pp. 69-80.

Autor do capítulo de livro: “Notas para uma agenda do esporte brasileiro”. In Coletânea de textos da 1ª Conferência Nacional de Educação, Cultura e Desporto. Desafios para o Século XXI. Brasília: Câmara dos Deputados. Coordenação de Publicações. Série Ação Parlamentar nº 146, 2001, pp. 577-589.

Autor do capítulo de livro: “Considerações preliminares acerca da contribuição da obra ‘Concepções abertas no ensino da Educação Física Brasileira’“. In Valente, Márcia Chaves (org.). Pedagogia do movimento: diferentes concepções. Maceió: Edufal, 1999, pp. 51-53.

Autor do capítulo de livro: “Esporte e Mulher”. In Oliveira, José Guilmar Mariz de; Sobrinho, José Coelho; Tambucci, Pascoal Luiz (orgs.). Esporte e Jornalismo. São Paulo: CEPEUSP, 1997, pp. 91-100.

Autor do capítulo de livro: “Lazer e Qualidade de Vida”. In Marcellino, Nelson Carvalho (org.). Políticas Públicas em Lazer. Campinas: Autores Associados, 1996, pp. 7-21.

Autor do capítulo de livro: “O Departamento de Estudos do Lazer da FEF/UNICAMP”. In Marcellino, Nelson Carvalho (org.). Lazer: Formação e atuação profissional. Campinas: Papirus, 1995, pp. 63-68.

Autor do capítulo de livro: “Atividades Corporais: Fenômeno Cultural?”. In Brunhs, Heloísa Turini (org.). Conversando sobre o Corpo. 7ª Edição. Campinas: Papirus, 2003, pp. 99-106.

Co-autor do capítulo de livro: “Ressignificando o Esporte e o Lazer nas relações com a Saúde”. In Castro, Adriana; e Malo, Miguel (orgs.). SUS: Ressignificando a Promoção da Saúde. São Paulo: Hucitec: Opas, 2006, pp. 208-222.


Atividades Docentes:

Professor Livre Docente da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP – Faculdade de Educação Física – Campinas, SP (a partir de 1986);

Docente da Universidade Federal do Maranhão – UFMA – São Luis, MA (1978/86).

Atividades Não Docentes

Junto à Universidade Estadual de Campinas:

a) Pesquisador-líder do “Observatório do Esporte” – Observatório de Políticas de Educação Física, Esporte e Lazer – CNPq/Unicamp (a partir de 1999);
b) Chefe do Departamento de Estudos do Lazer – DEL/FEF (2009/11);
c) Representante da área “Educação Física e Sociedade” na Comissão de Pós-Graduação – FEF (2009/11);
d) Membro Titular do Colegiado do Sistema de Bibliotecas (1999/01, 2001/03);
e) Representante Docente da área de Ciências Biológicas na CPDI (1999/01);
f) Suplente da Presidência da CPDI (2001/03);
g) Membro Titular da Congregação (representante MS-3) da Faculdade de Educação Física (2001/03).
h) Representante Docente na Câmara de Recursos Humanos/DGRH (1999/01; 2001/02);
i) Presidente da Associação de Docentes, Adunicamp, (1996/1998);
j) Representante da Faculdade de Educação Física no Núcleo de Estudos Constitucionais, NEC, (1995);
Junto a Órgão Público:

a) Secretário Nacional de Desenvolvimento do Esporte e do Lazer – Ministério do Esporte - Governo Federal (2003/06);
b) Assessor Técnico – Secretária Municipal de Esportes, Lazer e Recreação de São Paulo, SP (1989/90);
c) Assessor Técnico – Fundação Municipal de Esporte – Prefeitura Municipal de São Luis, MA (1979/80).

Junto a Entidades civis/ Científicas:

A) Vice-presidente do Foro Mercosur Latinoamericano de Educación Física, Deporte y Recreación”, na condição de representante do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (Gestão 2010/2012);
B) Coordenador do Departamento de Políticas Públicas e Participação Cidadã do Foro Mercosur Latinoamericano de Educación Física, Deporte y Recreación, na condição de representante do Observatório do Esporte (Gestão 2008/2010);
C) Coordenador do Grupo de Trabalho Temático “Políticas Públicas” – Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, CBCE (Gestão 2007/09);
D) Presidente do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, (1999/01; 2001/03);
E) Diretor Executivo do Instituto de Análises sobre o Desenvolvimento Econômico Social - IADES (1989/91; 1991/93 e 1993/95).

Junto a Conselhos Editoriais:
a) Membro do corpo de pareceristas do Periódico “Ciências de la Atividad Física”. Faculdad de Educación Física / UPLA, Val Paraíso, Chile, (1994/2000);
b) Membro do corpo de pareceristas do Periódico “Revista Brasileira de Ciências do Esporte”. CBCE, Brasil, (a partir de 1995);
c) Membro do corpo de pareceristas do Periódico “Movimento”. UFRGS, Porto Alegre, RS, (a partir de 2000);
d) Membro do corpo de pareceristas do Periódico “Motrivivência”. UFSC, Florianópolis, SC, (a partir de 1996);
e) Membro do corpo de pareceristas do Periódico “CEDES – Educação e Sociedade”. Unicamp, Campinas, SP, (a partir de 2004);
f) Membro do corpo de pareceristas do Periódico “Pensar a Prática” – UFG (a partir de 1998);
g) Membro do corpo de pareceristas do Periódico “Educação e Pesquisa” – FE/USP (a partir de 2006).

Congreso Patagónico de Educación Física y Formación Docente

Tel: 00 54 2944-428505 int. 406 / 410
LLAMADO A INSCRIPCIÓN PARA COBERTURA DE CARGOS DOCENTES DE PROFESORES Y AUXILIARES REGULARES

LLAMADO A INSCRIPCIÓN PARA COBERTURA DE CARGOS DOCENTES DE PROFESORES Y AUXILIARES REGULARES

UNIVERSIDAD NACIONAL DEL COMAHUE Centro Regional Universitario Bariloche LLAMADO A INSCRIPCION PARA COBERTURA DE CAR ...

Leer más

El juego deportivo en la edad escolar: acerca del Atletismo, el Basquet y el Voley

El juego deportivo en la edad escolar: acerca del Atletismo, el Basquet y el Voley

Centro Regional Universitaro Bariloche Universidad Nacional del Comahue CURSO DE EDUCACIÓN CONTINUA: < ...

Leer más

Curso: Agentes Multiplicadores en pr&aacute;cticas recreativas de interpretaci&oacute;n del patrimonio natural y cultural

Curso: Agentes Multiplicadores en prácticas recreativas de interpretación del patrimonio natural y cultural

El Centro Regional Universitario Bariloche, Universidad Nacional del Comahue junto al Parque Nacional Nahuel Huapi informan: ...

Leer más

Pr&oacute;rroga en la preinscripci&oacute;n para las Carreras Posgrado en Educaci&oacute;n F&iacute;sica

Prórroga en la preinscripción para las Carreras Posgrado en Educación Física

El Comité Académico de la carrera de Posgrado: "ESPECIALIZACIÓN EN ENSEÑANZA E INVESTIGAC ...

Leer más

Preinscripci&oacute;n Carreras de Postgrado Maestr&iacute;a y Especializaci&oacute;n en Educaci&oacute;n F&iacute;sica

Preinscripción Carreras de Postgrado Maestría y Especialización en Educación Física

PREINSCRIPCIÓN CARRERAS DE POSTGRADO: MAESTRÍA Y ESPECIALIZACIÓN EN ENSEÑANZA E INVESITG ...

Leer más

Respecto a  las  Carreras de Postgrado en Educacion Fisica

Respecto a las Carreras de Postgrado en Educacion Fisica

Con respecto a las Carreras de Postgrado Maestría y Especialización en Investigación y Enseñanza en Educac ...

Leer más

Congreso Bariloche 2010 y Revista EFEI

Congreso Bariloche 2010 y Revista EFEI

Congreso Bariloche 2010 y Revista EFEI Hola, por este medio informamos que los trabajos de ponencia y algunas conferencias ...

Leer más

7ma Circular

7ma Circular

UNIVERSIDAD NACIONAL DEL COMAHUE CENTRO REGIONAL UNVERSITARIO BARILOCHE I CONGRESO PATAGÓNIC ...

Leer más

5ta Circular, Congreso de Educacion Fisica y Formacion Docente

5ta Circular, Congreso de Educacion Fisica y Formacion Docente

Iº CONGRESO PATAGÓNICO “EDUCACIÓN FÍSICA Y FORMACIÓN DOCENTE: PRÁCTICAS DE INTERVENCIÓ ...

Leer más

1º CONGRESO PATAG&Oacute;NICO “EDUCACI&Oacute;N F&Iacute;SICA Y FORMACI&Oacute;N DOCENTE: 3 Circular

1º CONGRESO PATAGÓNICO “EDUCACIÓN FÍSICA Y FORMACIÓN DOCENTE: 3 Circular

UNIVERSIDAD NACIONAL DEL COMAHUE CENTRO REGIONAL UNVERSITARIO BARILOCHE 1º CONGRESO PATAGÓNICO &ldquo ...

Leer más

Primera edici&oacute;n de la Revista EFEI, Dpto Educaci&oacute;n F&iacute;sica del CRUB

Primera edición de la Revista EFEI, Dpto Educación Física del CRUB

Revista EFEI (Educación Física, Experiencias e Investigaciones): El Departamento de Educación Fí ...

Leer más

CURSO DE POSTGRADO: “La Educaci&oacute;n F&iacute;sica escolar en la Argentina desde una perspectiva de g&eacute;nero”

CURSO DE POSTGRADO: “La Educación Física escolar en la Argentina desde una perspectiva de género”

CURSO DE POSTGRADO: “La Educación Física escolar en la Argentina desde una perspectiva de género”< ...

Leer más

Certificaciones del Congreso

Certificaciones del Congreso

La Comisión Organizadora comunica que: Dados los reclamos recibidos sobre el reconocimiento del certificado del Congreso Pat ...

Leer más

Curso Preparacion Fisica: Actualizaciones Nivel 1

Curso Preparacion Fisica: Actualizaciones Nivel 1

El Centro Reginal Universitario Bariloche Universidad Nacional del Comahue a traves de las Cátedras de Entr ...

Leer más

Curso de Capacitacion: Elaboracion de Proyectos de Investigacion en el campo de la Educacion Fisica

Curso de Capacitacion: Elaboracion de Proyectos de Investigacion en el campo de la Educacion Fisica

Curso de capacitación: Elaboración de proyectos de investigación en el campo de la Educación F& ...

Leer más

Profundo pesar en la Comunidad del Centro Regional Universitario Bariloche

Profundo pesar en la Comunidad del Centro Regional Universitario Bariloche

Fallecimiento del Profesor Carlos Roberto Rodriguez La comunidad del Centro Regional Universitario Bariloche - Universidad ...

Leer más

Conferencia sobre Educacion Fisica y Promocion de la Salud

Conferencia sobre Educacion Fisica y Promocion de la Salud

CONFERENCIA SOBRE EDUCACIÓN FÍSICA Y PROMOCIÓN DE LA SALUD; DESTINADA A DOCENTES DE TODOS LOS NIVELES DEL SISTEMA EDU ...

Leer más

Cierre y Agradecimientos del I Congreso Patagonico de Educacion Fisica y Formacion Docente. Hacia el 2012

Cierre y Agradecimientos del I Congreso Patagonico de Educacion Fisica y Formacion Docente. Hacia el 2012

Universidad Nacional del Comahue Centro Regional Universitario Bariloche 1° Congreso Patagónico Educaci&o ...

Leer más

6ta Circular

6ta Circular

UNIVERSIDAD NACIONAL DEL COMAHUE CENTRO REGIONAL UNVERSITARIO BARILOCHE I CONGRE ...

Leer más

1º CONGRESO PATAG&Oacute;NICO “EDUCACI&Oacute;N F&Iacute;SICA Y FORMACI&Oacute;N DOCENTE 4º Circular

1º CONGRESO PATAGÓNICO “EDUCACIÓN FÍSICA Y FORMACIÓN DOCENTE 4º Circular

UNIVERSIDAD NACIONAL DEL COMAHUE CENTRO REGIONAL UNVERSITARIO BARILOCHE 1º CONGRESO PATAG&Oacut ...

Leer más


Arriba