Congreso Patagónico de Educación Física y Formación Docente
Seminario de Posgrado
Seminario de Posgrado
UNIVERSIDAD NACIONAL DEL COMAHUE
CENTRO REGIONAL UNIVERSITARIO BARILOCHE
Seminario de posgrado
"POLÍTICAS DE EDUCACIÓN FÍSICA, DEPORTE Y TIEMPO LIBRE EN AMERICA LATINA: UNA MIRADA DESDE BRASIL"
Dr. Lino Castellani Filho
Universidade Estadual de Campinas- Faculdade de Educação Física
Destinado a estudiantes de la Especialización “Enseñanza e Investigación en Educación Física”, estudiantes de la Maestría “Enseñanza e Investigación en Educación Física, Lic. y Prof. en Educación Física y carreras afines.
El seminario propone problematizar las cuestiones pertinentes a la Política de la Educación Física, del Deporte y del Tiempo Libre en la escena latinoamericana, a la luz del materialismo histórico y dialéctico, desde una mirada de un lugar llamado Brasil. Se presenta un estudio de su inserción en el campo de acción no gubernamentales y gubernamentales.
A partir de la construcción de la comprensión de las políticas sociales - centrándose en la comprensión de la construcción histórica del Estado en las sociedades dependientes y la forma de su inserción en el contexto global- se buscará desarrollar reflexiones e ideas sobre la educación física (difusora de conocimiento/disciplina de enseñanza), los deportes (práctica social) y el tiempo libre (espacio y tiempo presentes em el tiempo libre de trabajo) desde la perspectiva latinoamericana.
FUNDAMENTAÇÃO
É tese aceita entre os estudiosos das políticas públicas a compreensão de que toda e qualquer área governamental, na busca da interlocução com a sociedade civil, deve ter como princípio básico orientador da ação de governo o projeto histórico definidor de um determinado ordenamento societário, fundamental para a definição do arcabouço teórico sustentador de suas iniciativas. Assim, a política esportiva latino americana deve ser entendida como o elemento de referência demarcatória da forma como o esporte e o lazer estarão traduzindo os compromissos dos governos para com a minimização – quando não eliminação – das condições determinantes do quadro de injustiça, exclusão e vulnerabilidade social que engloba significativas parcelas da sua população.
Para isso, é reconhecida tanto a necessidade de pautar a elaboração e execução das políticas sob responsabilidade dos governos latinoamericanos na lógica da gestão democrática, quanto à de reforçar as possibilidades da presença, na agenda popular, de item voltado para as reivindicações por políticas públicas de esporte e lazer, condição essencial para a legitimação da ação de governo no enfrentamento das questões relacionadas aos ordenamentos legais, administrativos e de estrutura de poder existentes no universo esportivo das distintas nações sul americanas.
Não há dúvidas de que é na dimensão democrática que ocorre a síntese da política que aponta para uma sulamérica de todos, já que o combate às desigualdades econômicas e sociais é entendido como condição necessária para que seja garantido, a todos, o status de cidadãos, homens e mulheres realmente iguais perante o Estado. A transparência do setor público com controle da sociedade, a descentralização, o planejamento participativo e gestão pública orientada para o cidadão e para as minorias, integram as diretrizes do direito ao Esporte e ao
Lazer, apontando para a presença de Governos voltados para o atendimento das necessidades do conjunto dos cidadãos, em especial dos setores socialmente marginalizados.
Assim,
# Democratizar e universalizar o acesso ao esporte e ao lazer – em todas as suas dimensões – através da implantação de políticas públicas promotoras de inclusão, direcionadas prioritariamente às populações em situação de vulnerabilidade social;
# Promover o desenvolvimento do esporte e do lazer na sua dimensão científica e tecnológica, através do fomento à produção e difusão do conhecimento e da definição e implementação de uma política de informação e documentação esportiva;
# Descentralizar a gestão das políticas públicas de esporte e de lazer, valorizando a participação das três esferas de governo e da sociedade civil, criando mecanismos e instâncias que garantam transparência administrativa e controle social das ações governamentais;
# Implementar políticas públicas do esporte e do lazer que colaborem no fomento a geração de emprego e renda e promovam o desenvolvimento econômico do país;
# Fomentar a prática do esporte educacional e de identidade cultural, com o objetivo de estimular o desenvolvimento físico, intelectual e social de crianças e jovens, além de difundir valores que contribuam para a formação da cidadania,
São metas a serem buscadas pelos países de nossa América do sul, neste momento em que, sob a égide da democracia, investe-se na construção de um modelo de desenvolvimento sustentável sulamericano.
DA DINÂMICA A SER OBSERVADA NO DESENROLAR DO MÓDULO
Os temas constitutivos do módulo serão agrupados em blocos, a saber:
• A América do Sul em tempos de Globalização
• A compreensão conceitual dos termos centrais do Trabalho;
• Gestão da Política Educacional e Educação Física;
• Gestão da Política Esportiva;
• Gestão da Política de Lazer.
A ênfase maior em um ou outro bloco se dará a partir da identificação do perfil dos alunos e de seus interesses centrais.
DO PROCESSO AVALIATIVO
A Avaliação do Processo Ensino-aprendizagem levará em conta:
a) Participação dos alunos nas atividades programadas em sala de aula;
b) Elaboração de trabalho de conclusão de módulo abordando um tema de preferência do aluno – por ele escolhido - tratado em sala de aula, o qual deverá ser entregue uma semana após o encerramento do módulo. Será considerado aprovado o aluno que obtiver o conceito mínimo exigido pelo Curso.
Referências Bibliográficas:
OBS; O caráter extenso das referências bibliográficas possui mais o sentido de difundir e viabilizar o contato com parte dos referenciais teóricos adotados no Brasil do que a intenção de lidar com todos eles no módulo a ser ministrado.
BORON, Atílio A. Estado, Capitalismo e Democracia na América Latina. 2ª Edição. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2002.
BRACHT, Valter; e CRISORIO, Ricardo (orgs). A Educação Física no Brasil e na Argentina: Identidade, Desafios e Perspectivas. Campinas: Autores Associados, 2003.
BRASIL. Política Nacional do Esporte. Brasília: Governo Federal, Ministério do Esporte, 2005.
BRUHNS, Heloisa Turini. A busca pela natureza: Turismo e Aventura. Barueri: Editora Manole, 2009.
CASTELLANI FILHO, Lino. Educação Física no Brasil: A História que não se conta. 17ª Edição (1ª edição: 1988). Campinas: Papirus Editora, 2010.
____________________. A Educação Física no Sistema Educacional Brasileiro: Percurso, paradoxos e perspectivas. Tese de Doutorado. Campinas: Unicamp, Faculdade de Educação, 1999.
______________________. Política Educacional e Educação Física. 3ª Edição. Campinas: Autores Associados, Coleção Polêmicas do Nosso Tempo, (60), 2010.
______________________. Gestão Pública e Política de Lazer: A formação de Agentes Sociais (org). Campinas: Autores Associados, 2007.
______________________. “Gestão municipal e política de lazer” In ISAYAMA, Helder; LINHALES, Meily Assbú (orgs). Sobre Lazer e políticas: Maneiras de ver, maneiras de fazer. Belo Horizonte: Editora da UFMG, pp. 119-135, 2006.
_________________. “O Estado Brasileiro e os Direitos Sociais: O Esporte”. In HÚNGARO, Edson Marcelo; DAMASCENO, Luciano Galvão; GARCIA, Carla Cristina (orgs). Estado, Políticas e Emancipação Humana: Lazer, Educação, Esporte e Saúde como Direitos Sociais. Santo André: Editora Alpharrabio, pp. 129–144, 2008.
_______________________. “Lazer, Cultura e Educação: Reflexões nada aleatórias sob a ótica da Educação Física”. In MASCARENHAS, Fernando; LAZZAROTTI FILHO, Ari (orgs). Lazer, Cultura e Educação: Contribuições ao debate contemporâneo. Goiânia: Editora UFG, PP. 11–30, 2010.
CASTELLANI FILHO, Lino; VERONEZ, Luiz Fernando Camargo; LIÁO JÚNIOR, Roberto. “O Esporte Recreativo, o Lazer, a Ciência & Tecnologia no âmbito da Política Nacional do Esporte no 1º Governo LULA (2003/2006)”. In HÚNGARO, Edson Marcelo; LINO DE SOUSA, Wilson Luiz (orgs). Cultura, Educação, Lazer e Esporte: Fundamentos, balanços e anotações críticas. Santo André: Alfarrábio, pp. 63–92, 2008.
CACHORRO, Gabriel, et al. Educación Física: Cultura Escolar y Cultura Universitaria. La Plata: UNLP, 2009.
CARVALHO, Yara Maria; LINHALES, Meily Assbú (orgs). Política Científica e Produção de Conhecimento em Educação Física. Goiânia: Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, 2007.
CHAUI, Marilena. “Introdução”. In LAFARGUE, Paul. O Direito à Preguiça. São Paulo: Editora Hucitec/Unesp, pp. 09–56, 1999.
CRISORIO, Ricardo; e GILES, Marcelo (orgs). Educación física: Estudios Críticos de Educación Física. La Plata: Ediciones Al Margen, Colección Textos Básicos, 2009.
DIAS, Cléber Augusto Gonçalves. Urbanidades da Natureza: O montanhismo, o surfe e as novas configurações do esporte no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Apicuri, 2008.
GALEANO, Eduardo. As Veias Abertas da América Latina. 40ª Edição. Rio de Janeiro. Editora Paz e Terra, 2001.
HÚNGARO, Edson Marcelo; DAMASCENO, Luciano Galvão; GARCIA, Carla Cristina (orgs). Estado, Políticas e Emancipação Humana: Lazer, Educação, Esporte e Saúde como Direitos Sociais. Santo André: Alfarrábio, 2008.
IANNI, Octavio. A formação do Estado populista na América Latina. 2ª Edição. São Paulo: Editora Ática, 1989.
LAVOURA, Tiago Nicola. Canoagem: Interfaces com o Lazer, o Esporte e a Educação. Governador Valadares: Editora Univale, 2008.
LINHALES, Meily Assbú. A Trajetória Política do Esporte no Brasil: Interesses envolvidos, setores excluídos. Belo Horizonte: UFMG, Faculdade de Ciências Políticas, Dissertação de Mestrado, 1996.
LUCHIARI, Maria Tereza; BRUHNS, Heloisa Turini; SERRANO, Célia (orgs.). Patrimônio, Natureza e Cultura. Campinas: Papirus editora, 2007.
MARINHO, Alcyane; BRUHNS, Heloisa Turini (orgs.). Turismo, Lazer e Natureza. Barueri: Editora Manole, 2003.
____________________________________________. Viagens, Lazer e Esporte: O espaço da Natureza. Barueri: Editora Manole, 2003.
MARTINS, Carlos Eduardo; e VALENCIA, Adrian Sotelo (orgs). A América Latina e os Desafios da Globalização. Rio de Janeiro: Editora Puc/Rio e São Paulo: Boitempo Editorial, 2009.
MATIELLO JÚNIOR, Edgard; CAPELA, Paulo; BREILH, Jaime (orgs). Ensaios Alternativos Latino-Americanos de Educação Física, Esportes e Saúde. Florianópolis: Copiart, 2010.
MATUS, Carlos. Política, Planificacion y Gobierno. Caracas: Fundação ATADIR, 1987.
MEDINA, Juan Abal (org). Participación y Control Ciudadanos: El funcionamiento de los mecanismos institucionales electorales y societales de accountability en la Argentina. Buenos Aires: Prometeo libros, 2009.
MOROSINI, Marília Costa (org). Políticas e Ações Universitárias. Campinas: Autores Associados; Porto Alegre: Editora da UFRGS, 1998.
PADILHA, Valquíria (org). Dialética do Lazer. São Paulo: Cortez Editora, 2006.
ROJAS, Carlos Antonio Aguirre. América Latina: História e presente. Campinas: Papirus, 2004.
RON, Osvaldo et al. “La enseñanza de los deportes en las instituciones deportivas en la infancia y en la juventud. Criterios, principios y lógicas que la estructuran”. In Revista Educación Física: experiencias e investigaciones. Bariloche: Departamento de Educación Física, CRUB-UNCo, ISSN 1852-9372 (www.revista.efei.com), pp. 1-17, 2009.
RON, Osvaldo et al. “Educación Física y deportes: las instituciones deportivas y sus actores”. In Revista Educación Física y Ciencia, Sección Investigación, Año 8. La Plata: Departamento de Educación Física de FHCE-UNLP, pp. 139-151, 2006.
ROZENGARDT, Rodolfo. Apuntes de Historia para profesores de Educación Física. Buenos Aires: Miño y Dávila editores, 2006.
SANDER, Benno. Gestão da Educação na América Latina: Construção e Reconstrução do Conhecimento. Campinas: Autores Associados, 1995.
SOARES, Laura Tavares Ribeiro. Ajuste neoliberal e desajuste social na América Latina. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2000.
SERRANO, Célia; BRUHNS, Heloisa Turíni (orgs). Viagens à Natureza: Turismo, Cultura e Ambiente. 4ª Edição. Campinas: Papirus editora, Coleção Turismo, 1997.
SERRANO, Célia; BRUHNS, Heloisa Turini; LUCHIARI, Maria Tereza (orgs.). Olhares contemporâneos sobre o Turismo. 3ª Edição. Campinas: Papirus editora, Coleção Turismo, 2000.
TAVOSNANSKA, Pedro Hugo (org). Democratización Del Deporte, La Educación Física y la Recreación. Buenos Aires: Foro Mercosur Latinoamericano Del Deporte, la Educación Física y la Recreación, Editorial Biotecnológica, 2009.
WARDE, Mirian Jorge (org.). O Banco Mundial e as Políticas Educacionais. São Paulo: Editora Cortez, 1996.
LINO CASTELLANI FILHO
Coordinador local del Curso: Mg. Dora Vai
Cronograma:
14 de octubre de 17 a 21 hs Aula 8
15 de octubre de 9 a 18 hs Aula Mayor
16 de octubre de 9 a 18 hs Aula Mayor
Aranceles:
Profesores y Graduados del CRUB:$ 200
Profesores y Licenciados en Eduación Física y carreras afines de otras instituciones: $250
SÚMULA CURRICULAR (CV)
Nome: Lino Castellani Filho
Data de Nascimento: 07 de Dezembro de 1951
Nacionalidade: Brasileira
Documentos: RG: 5.079.960-5 / SSP-SP
CPF: 531.812.718 – 53
Passaporte: C X 459810 – Brasil
Endereço Profissional: Universidade Estadual de Campinas - Unicamp
Faculdade de Educação Física - FEF
Caixa Postal 6134
Campinas - SP
CEP: 13083-970
TELs: (19) 35216600 – 35216622 – 81242413 (cel.)
Endereço Residencial: Condomínio Village Des Lions
Rua Território do Acre, 1222 – Casa 12
CEP: 13420-585 - Piracicaba – SP
TEL: (19) 33025625
Endereço Eletrônico: Particular: lino.castellani@uol.com.br
Institucional: lino@fef.unicamp.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9594368005634895
Formação Acadêmica:
Doutor em Educação – Administração e Supervisão Educacional – Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, Unicamp, (1999);
Mestre em Educação – Filosofia e História da Educação – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, (1988);
Especializado em Relações Internacionais e Desenvolvimento Social – Universidad de la Habana / Facultad Latino Americana de Ciências Sociales – FLACSO/UNESCO. Havana, Cuba, (1988);
Graduado em Educação Física – Escola Superior de Educação Física da Universidade de São Paulo, USP, (1974).
Principais Publicações:
Autor do livro: Educação Física no Brasil: a História que não se conta. 17ª Edição. Campinas, Papirus, 2010 (ISBN 85-308-0021-4).
Autor do livro: Política Educacional e Educação Física. 2º Edição. Campinas, Autores Associados, 2002 (ISBN 85-85701-60-9).
Autor do livro: Diretrizes Gerais para o Ensino de 2º Grau – Núcleo comum – Educação Física – Projeto MEC-PUC/SP. Brasília, Editora MEC, 1988.
Co-autor do livro: Metodologia do Ensino de Educação Física. 2ª Edição Revista. São Paulo, Editora Cortez, 2009 (ISBN 978-85-249-1541-3). (1ª Edição: 1992 - 14ª reimpressão: 2009).
Co-autor do livro: Os jogos de Minha Escola. Campinas, Autores Associados, 2009 (ISBN 978-85-7496-238-2).
Organizador do livro: Gestão Pública e Política de Lazer: A formação de Agentes sociais. Campinas, Autores Associados, 2007 (ISBN 978-85-7496-203-0).
Autor do capítulo de livro: “Manuel Sérgio: Uma lembrança que não esquece”. In Sousa, José Antunes De (org.). Motrisofia – Homenagem a Manuel Sérgio. Lisboa, Editora Instituto Piaget, Coleção Epistemologia e Sociedade, 2007, pp. 149 – 155.
Autor do capítulo de livro: “O Projeto Social Esporte e Lazer da Cidade: Da elaboração conceitual à sua implementação”. In Castellani Filho, Lino (org.). Gestão Pública e Política de Lazer: A formação de Agentes sociais. Campinas, Autores Associados, 2007, ISBN 978-85-7496-203-0, pp. 1 - 15.
Autor do capítulo de livro: “CBCE: Partilhando história” In Carvalho, Yara Maria e Linhales, Meily Assbú (orgs.). Política Científica e Produção de Conhecimento em Educação Física. Goiânia, Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, 2007, ISBN 978-85-8896810-3, pp. 107 – 137.
Autor do capítulo de livro: “Gestão Municipal e Política de Lazer”. In Linhales, Meily Assbú; e Isayama, Helder (orgs.). Sobre Lazer e Política: Maneiras de ver, maneiras de fazer. Belo Horizonte: UFMG, 2006, ISBN 85-7041-549-4 / 978-85-7041-549-3, pp. 119-135.
Autor do capítulo de Livro: “As práticas corporais e seu processo de re-significação”. In Damiani, Iara Regina; e Silva, Ana Márcia (orgs.). Práticas Corporais: Gênese de um Movimento Investigativo em Educação Física. Florianópolis: Nauemblu Ciência e Arte, 2005, pp. 11-15.
Autor do capítulo de Livro: “Esporte e Lazer da Cidade”. In Turino, Célio. Recreio nas Férias: Uma experiência de Política Pública de Lazer e Educação. São Paulo: IMK Relações Públicas, 2004, pp. 69-80.
Autor do capítulo de livro: “Notas para uma agenda do esporte brasileiro”. In Coletânea de textos da 1ª Conferência Nacional de Educação, Cultura e Desporto. Desafios para o Século XXI. Brasília: Câmara dos Deputados. Coordenação de Publicações. Série Ação Parlamentar nº 146, 2001, pp. 577-589.
Autor do capítulo de livro: “Considerações preliminares acerca da contribuição da obra ‘Concepções abertas no ensino da Educação Física Brasileira’“. In Valente, Márcia Chaves (org.). Pedagogia do movimento: diferentes concepções. Maceió: Edufal, 1999, pp. 51-53.
Autor do capítulo de livro: “Esporte e Mulher”. In Oliveira, José Guilmar Mariz de; Sobrinho, José Coelho; Tambucci, Pascoal Luiz (orgs.). Esporte e Jornalismo. São Paulo: CEPEUSP, 1997, pp. 91-100.
Autor do capítulo de livro: “Lazer e Qualidade de Vida”. In Marcellino, Nelson Carvalho (org.). Políticas Públicas em Lazer. Campinas: Autores Associados, 1996, pp. 7-21.
Autor do capítulo de livro: “O Departamento de Estudos do Lazer da FEF/UNICAMP”. In Marcellino, Nelson Carvalho (org.). Lazer: Formação e atuação profissional. Campinas: Papirus, 1995, pp. 63-68.
Autor do capítulo de livro: “Atividades Corporais: Fenômeno Cultural?”. In Brunhs, Heloísa Turini (org.). Conversando sobre o Corpo. 7ª Edição. Campinas: Papirus, 2003, pp. 99-106.
Co-autor do capítulo de livro: “Ressignificando o Esporte e o Lazer nas relações com a Saúde”. In Castro, Adriana; e Malo, Miguel (orgs.). SUS: Ressignificando a Promoção da Saúde. São Paulo: Hucitec: Opas, 2006, pp. 208-222.
Atividades Docentes:
Professor Livre Docente da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP – Faculdade de Educação Física – Campinas, SP (a partir de 1986);
Docente da Universidade Federal do Maranhão – UFMA – São Luis, MA (1978/86).
Atividades Não Docentes
Junto à Universidade Estadual de Campinas:
a) Pesquisador-líder do “Observatório do Esporte” – Observatório de Políticas de Educação Física, Esporte e Lazer – CNPq/Unicamp (a partir de 1999);
b) Chefe do Departamento de Estudos do Lazer – DEL/FEF (2009/11);
c) Representante da área “Educação Física e Sociedade” na Comissão de Pós-Graduação – FEF (2009/11);
d) Membro Titular do Colegiado do Sistema de Bibliotecas (1999/01, 2001/03);
e) Representante Docente da área de Ciências Biológicas na CPDI (1999/01);
f) Suplente da Presidência da CPDI (2001/03);
g) Membro Titular da Congregação (representante MS-3) da Faculdade de Educação Física (2001/03).
h) Representante Docente na Câmara de Recursos Humanos/DGRH (1999/01; 2001/02);
i) Presidente da Associação de Docentes, Adunicamp, (1996/1998);
j) Representante da Faculdade de Educação Física no Núcleo de Estudos Constitucionais, NEC, (1995);
Junto a Órgão Público:
a) Secretário Nacional de Desenvolvimento do Esporte e do Lazer – Ministério do Esporte - Governo Federal (2003/06);
b) Assessor Técnico – Secretária Municipal de Esportes, Lazer e Recreação de São Paulo, SP (1989/90);
c) Assessor Técnico – Fundação Municipal de Esporte – Prefeitura Municipal de São Luis, MA (1979/80).
Junto a Entidades civis/ Científicas:
A) Vice-presidente do Foro Mercosur Latinoamericano de Educación Física, Deporte y Recreación”, na condição de representante do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (Gestão 2010/2012);
B) Coordenador do Departamento de Políticas Públicas e Participação Cidadã do Foro Mercosur Latinoamericano de Educación Física, Deporte y Recreación, na condição de representante do Observatório do Esporte (Gestão 2008/2010);
C) Coordenador do Grupo de Trabalho Temático “Políticas Públicas” – Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, CBCE (Gestão 2007/09);
D) Presidente do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, (1999/01; 2001/03);
E) Diretor Executivo do Instituto de Análises sobre o Desenvolvimento Econômico Social - IADES (1989/91; 1991/93 e 1993/95).
Junto a Conselhos Editoriais:
a) Membro do corpo de pareceristas do Periódico “Ciências de la Atividad Física”. Faculdad de Educación Física / UPLA, Val Paraíso, Chile, (1994/2000);
b) Membro do corpo de pareceristas do Periódico “Revista Brasileira de Ciências do Esporte”. CBCE, Brasil, (a partir de 1995);
c) Membro do corpo de pareceristas do Periódico “Movimento”. UFRGS, Porto Alegre, RS, (a partir de 2000);
d) Membro do corpo de pareceristas do Periódico “Motrivivência”. UFSC, Florianópolis, SC, (a partir de 1996);
e) Membro do corpo de pareceristas do Periódico “CEDES – Educação e Sociedade”. Unicamp, Campinas, SP, (a partir de 2004);
f) Membro do corpo de pareceristas do Periódico “Pensar a Prática” – UFG (a partir de 1998);
g) Membro do corpo de pareceristas do Periódico “Educação e Pesquisa” – FE/USP (a partir de 2006).
Congreso Patagónico de Educación Física y Formación Docente
Tel: 00 54 2944-428505 int. 406 / 410LLAMADO A INSCRIPCIÓN PARA COBERTURA DE CARGOS DOCENTES DE PROFESORES Y AUXILIARES REGULARES
UNIVERSIDAD NACIONAL DEL COMAHUE
Centro Regional Universitario Bariloche
LLAMADO A INSCRIPCION PARA COBERTURA DE CAR ...
Leer más
CURSO DE POSTGRADO: “La Educación Física escolar en la Argentina desde una perspectiva de género”
CURSO DE POSTGRADO:
“La Educación Física escolar en la Argentina desde una perspectiva de género ...
Leer más
El juego deportivo en la edad escolar: acerca del Atletismo, el Basquet y el Voley
Centro Regional Universitaro Bariloche
Universidad Nacional del Comahue
CURSO DE EDUCACIÓN CONTINUA:
< ...
Leer más
Curso: Agentes Multiplicadores en prácticas recreativas de interpretación del patrimonio natural y cultural
El Centro Regional Universitario Bariloche, Universidad Nacional del Comahue junto al Parque Nacional Nahuel Huapi informan: ...
Leer más
Llamado a Inscripcion para cobertura de cargos Docentes de Profesores y Auxiliares Regulares en Educacion Fisica
UNIVERSIDAD NACIONAL DEL COMAHUE
Centro Regional Universitario Bariloche
LLAMADO A INSCRIP ...
Leer más
Prórroga en la preinscripción para las Carreras Posgrado en Educación Física
El Comité Académico de la carrera de Posgrado:
"ESPECIALIZACIÓN EN ENSEÑANZA E INVESTIGAC ...
Leer más
Preinscripción Carreras de Postgrado Maestría y Especialización en Educación Física
PREINSCRIPCIÓN CARRERAS DE POSTGRADO:
MAESTRÍA Y ESPECIALIZACIÓN EN ENSEÑANZA E
INVESITG ...
Leer más
Respecto a las Carreras de Postgrado en Educacion Fisica
Con respecto a las Carreras de Postgrado Maestría y Especialización en Investigación y Enseñanza en Educac ...
Leer más
Congreso Bariloche 2010 y Revista EFEI
Congreso Bariloche 2010 y Revista EFEI
Hola, por este medio informamos que los trabajos de ponencia y algunas conferencias ...
Leer más
7ma Circular
UNIVERSIDAD NACIONAL DEL COMAHUE
CENTRO REGIONAL UNVERSITARIO BARILOCHE
I CONGRESO PATAGÓNIC ...
Leer más
5ta Circular, Congreso de Educacion Fisica y Formacion Docente
Iº CONGRESO PATAGÓNICO “EDUCACIÓN FÍSICA Y FORMACIÓN DOCENTE: PRÁCTICAS DE INTERVENCIÓ ...
Leer más
1º CONGRESO PATAGÓNICO “EDUCACIÓN FÍSICA Y FORMACIÓN DOCENTE: 3 Circular
UNIVERSIDAD NACIONAL DEL COMAHUE
CENTRO REGIONAL UNVERSITARIO BARILOCHE
1º CONGRESO PATAGÓNICO &ldquo ...
Leer más
Iº CONGRESO PATAGÓNICO “EDUCACIÓN FÍSICA Y FORMACIÓN DOCENTE: PRÁCTICAS DE INTERVENCIÓN Y DE INVESTIGACIÓN”
BARILOCHE, 17, 18 Y 19 DE SEPTIEMBRE DE 2009
Los días 17, 18 y 19 de septiembre del corriente año ...
Leer más
Primera edición de la Revista EFEI, Dpto Educación Física del CRUB
Revista EFEI (Educación Física, Experiencias e Investigaciones):
El Departamento de Educación Fí ...
Leer más
CURSO DE POSTGRADO: “La Educación Física escolar en la Argentina desde una perspectiva de género”
CURSO DE POSTGRADO:
“La Educación Física escolar en la Argentina desde una perspectiva de género”< ...
Leer más
Certificaciones del Congreso
La Comisión Organizadora comunica que:
Dados los reclamos recibidos sobre el reconocimiento del certificado del Congreso Pat ...
Leer más
Curso Preparacion Fisica: Actualizaciones Nivel 1
El Centro Reginal Universitario Bariloche
Universidad Nacional del Comahue
a traves de las Cátedras de Entr ...
Leer más
Curso de Capacitacion: Elaboracion de Proyectos de Investigacion en el campo de la Educacion Fisica
Curso de capacitación:
Elaboración de proyectos de investigación en el campo de la Educación F& ...
Leer más
Profundo pesar en la Comunidad del Centro Regional Universitario Bariloche
Fallecimiento del Profesor Carlos Roberto Rodriguez
La comunidad del Centro Regional Universitario Bariloche - Universidad ...
Leer más
Conferencia sobre Educacion Fisica y Promocion de la Salud
CONFERENCIA SOBRE EDUCACIÓN FÍSICA Y PROMOCIÓN DE LA SALUD; DESTINADA A DOCENTES DE TODOS LOS NIVELES DEL SISTEMA EDU ...
Leer más
Novedades sobre Maestría y Especialización en Enseñanza e Investigación en Educación Física - Centro Regional Universitario Bariloche - Universidad Nacional del Comahue
Novedades sobre Carreras de Posgrado:
Maestría y Especialización en Enseñanza e Investigación en Educa ...
Leer más
Cierre y Agradecimientos del I Congreso Patagonico de Educacion Fisica y Formacion Docente. Hacia el 2012
Universidad Nacional del Comahue
Centro Regional Universitario Bariloche
1° Congreso Patagónico Educaci&o ...
Leer más
6ta Circular
UNIVERSIDAD NACIONAL DEL COMAHUE
CENTRO REGIONAL UNVERSITARIO BARILOCHE
I CONGRE ...
Leer más
1º CONGRESO PATAGÓNICO “EDUCACIÓN FÍSICA Y FORMACIÓN DOCENTE 4º Circular
UNIVERSIDAD NACIONAL DEL COMAHUE
CENTRO REGIONAL UNVERSITARIO BARILOCHE
1º CONGRESO PATAG&Oacut ...
Leer más
Iº CONGRESO PATAGÓNICO “EDUCACIÓN FÍSICA Y FORMACIÓN DOCENTE: PRÁCTICAS DE INTERVENCIÓN Y DE INVESTIGACIÓN”
Informamos que en breve estara habilitada la pagina web del Congreso. Gracias ...
Leer más